Rio de Janeiro, Brasil | contato@mtarquitetura.com.br

© 2020 Mayerhofer & Toledo

REPENSANDO AS HABITAÇÕES

DE INTERESSE SOCIAL

 

"O improvável livro 'Repensando as Habitações de Interesse Social' do Arquiteto Urbanista Luiz Carlos Toledo é a documentação de mais uma experiência onde a reflexão acadêmica se alia à prática profissional. Fato que por si só já suscitaria interessante, entretanto, o que o torna realmente singular é o fato de ir além, explico: apenas alguns têm a oportunidade de refletir sobre a realidade em que vive e criticar as intervenções, normalmente desenvolvidas por outros, sobre os processos sócio-ciais contemporâneos; outros poucos participam, por meio da prática profissional, no desenvolvimento depolíticas, planos e projetos; entretanto, raramente se tem a oportunidade de investigar, de forma propositiva, as possibilidades da intervenção sem se ater às amarras contratuais e os pressupostos da gestão política. É o exercício da descoberta do desenho do porvir, que já poderia ter sido hoje.

[..]

Esta pesquisa desenvolvida por Luiz Carlos Toledo, Verônica Natividade, Petar Vrcibradic é parte integrante da pesquisa da Rede FINEP sobre Moradia e Tecnologia Social tendo como coordenação pela UFRJ/IPPUR – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional: Adauto Lúcio Cardoso, Luciana Corrêa do Lago e Maria Julieta Nunes; e pela UFRJ/PROARQ –  Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ: Vera Regina Tângari. Contaram com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – e com patrocínio do CAU/RJ – Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RJ –      que possibilitou a edição do livro 'Repensando as Habitações de Interesse Social'."

 

SILVA, Jonathas Magalhães Pereira da. Pensar a Habitação de Interesse Social. Exercício do desenho do amanhã, que já poderia existir hoje.Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 158.04, Vitruvius, fev. 2015

<http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.158/5448>.